sábado, 23 de fevereiro de 2013

Para tudo que eu preciso descer

Eu moro em São Paulo desde que nasci. Vivo nessa correria maluca desde sempre, nunca soube/entendi o que é morar em uma cidade pequena, um local menos movimentado. Mas eu lembro de quando São Paulo não era tão pirada assim. As lojas de shoppings mal abriam aos domingos, os comercios fechavam em finais de semana e feriados e não existiam estabelecimentos 24 horas, só que eu era bem pequena. Hoje em dia tenho aqui perto de casa pelo menos uns 5 fast foods 24 horas, 3 mercados 24 horas, bares em funcionamento 24 horas, isso em um raio de aproximadamente 3 km. Se for contar além disto nossa, é uma metrópole em funcionamento 24 horas.

Amo SP de todo o meu coração mas estou em momento de saturação. As pessoas não tem folga! Não se respeita a vida em lazer. Lembro de um emprego que tive em que eu cumpria uma cota semanal mas, o que não me contaram no contrato, é que eu deveria estar meio que a disposição 24 horas por dia, já que não era uma das queridinhas da gerente e não podia escolher minhas folgas. Nisto acabei tendo os piores passeios de minha vida, aterrorizada de atender o celular pra ter que de repente por o uniforme e ir trabalhar. Precisava mentir sobre compromissos pra conseguir pegar uma folga, caso contrário era chamada pro serviço 7 dias na semana, as vezes com jornada dupla ou tripla (ficar dois ou três períodos direto). E se fosse escalada pra ir no primeiro período apenas, de certo ficaria os outros dois períodos também lá. Bom, isso deu confusão em casa, claro. Eu não aparecia mais, não ia nos lugares que deveria ir, saia cedo e voltava de madrugada. Os estudos também ó, despencaram. Saí de lá e não me arrependo. Não acho que devo fazer algo que me traga tanto sofrimento apenas por dinheiro. E comecei a me virar pra conseguir grana, deu certo.

Vou pra outros lugares e imagino como deve ser não ter essa loucura instaurada nas paredes da cidade. Nunca vivi fora disso. Quando acordo de madrugada, a depender do momento, consigo saber que horas são sem olhar nos relógios por conta do barulho de empresas próximas, motoqueiros, buzinas ao longe, etc.

Aí vejo o pessoal com revoltinha querendo que o metrô funcione 24 horas pra eles voltarem pra casa da "baladinha". Depois vem reclamar de estresse, que o mundo ta ficando louco, que as coisas não dão trégua. O metrô é um dos transportes mais importantes de SP. Nas horas em que fica fechado é feita a manutenção. Qualquer fissurinha que seja em um trilho os faz trocarem o trilho inteiro, pois o trem pode descarrilhar. Isso precisa ser feito todos os dias! E eles correm pra fazer isso em 3 horas. Imagina se não fizerem! É a mesma coisa do cara que mete o pau no governo por causa das enchentes, mas ele mesmo joga lixo pela janela do carro.


Eu não acho que as coisas tem que funcionar 24 horas por dia. Não acho que algumas coisas não podem esperar. Pra que tanta pressa? Pra fazer antes e entregar antes pra que?
Repito: eu amo São Paulo. Mas não sou obrigada a gostar das pessoas que estão fazendo essa insanidade com esta cidade que está virando um manicomio sem paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário